segunda-feira, 2 de março de 2009

Vício charmoso


Esse texto é especialmente para ele, o mais gostosinho, estimulador, companheiro e amigo: café. Vício meu de todo santo dia. Que me dá animo logo às 05h15 da matina. Me acalma na saída da prova e me ajuda a enfrentar uma entrevista pelo telefone. Se tem uma coisa que é a cara de paulistano é um bom café, né? Já virou frase-feita: “Passa lá em casa pra tomar um café” “Vamos marcar um café”. Lindo. E nem to me referindo ao contexto histórico em que ele faz parte. Encheu de dinheiro aqueles velhotes que plantavam sua semente e revendiam mundo a fora. E foi virando mania, caindo no gosto popular, ai que beleza. Café anima a gente! Tem aquele dia que tudo na vida ta enrolado e aí só tomando uma xícara para acalmar. Por falar em xícara lembrei de mais um viciadão em café: Prof° Giraffales.

Falam por aí que jornalista pira num café porque além de dá um up nas energias, tira o sono. Grande mentira. Depois de certo tempo não faz mais efeito! Tomo tanto, mas tanto, que em determinada época cheguei a ficar com uma gastrite. Passei no médico e ele me deu a triste notícia de que não poderia mais exagerar. Juro que tentei, mas a garganta pede, chega a implorar por um gole. Pareço uma velha falando. Cafezinho também virou sinônimo de dar aquela escapadela marota do trampo. Você tá com a maior preguiça, quer dar uma volta e diz que vai pegar um café. E tem aqueles tiozões que falam que vão tomar um café quando na verdade vão fazer uma puta reunião! Engravatados, bigodões, e vááárias xícaras em volta da mesa, dando o ar de que o negócio tá pegando fogo. “Me vê mais um café, por favor”, pedem eles.

Também não posso deixar de falar do simpático “pingado com pão na chapa”. Logo de manhã as padarias estão lotadas e o pedido mais requisitado é o pingado. Parece que combina demais o leite-com-café e pão na chapa. Diliça. Antigamente tinha uma propaganda de rádio do café Seleto. E o jingle marcou gerações, sem querer ser exagerada.

Teve gente que uniu o útil ao agradável e abriu um “Ciber-café”. Espécie de bar que tinha uns computadores e dava um ar super intelectual pra quem freqüentava. Era chique falar que ia encontrar uma galera no “Ciber". Café tem tudo a ver com quem mora em São Paulo. Dá animo, reúne pessoas e é muito gostoso.Viva o café, viva São Paulo, viva o Brasil!



Um comentário:

Anônimo disse...

TOOOOOOOMO UM CAFÉ, UM GUARANÁ, PRA ME ANIMARRR =D