quinta-feira, 19 de março de 2009

Não se conforme


Se tem uma coisa que eu odeio é frase-consolo. "Isso passa" "Dias melhores virão" "Há males que vem para o bem", esse tipo de coisa comigo não rola. Primeiro porque não tenho paciência para esperar que alguma coisa na vida passe, nem engolir todo o mal até que ele termine. Segundo que essas frases são clichês demais para ter alguma valia na conversa. Você conta uma história com riqueza de detalhes, chora todas as lamúrias e o campeão responde "isso passa". É de lascar. Ficar jogando a culpa no tempo é muito fácil. "O tempo cura tudo". Se isso fosse verdade, os cientistas não estariam até hoje atrás da cura do câncer. Viajei demais? Se câncer mata, ficar remoendo sentimentos ajuda a matar.

Sou a favor de mudar o que tiver ao nosso alcance. Da posição da cama ao curso da faculdade. Do trajeto do ônibus a viver em outra cidade. É nesse ponto que a ansiedade amiga ajuda. Ela incomoda tanto que te faz tomar alguma decisão, mesmo que você se arrependa depois. Pelo menos fez, o que já é válido. Agora, ficar cantando "deixa a vida me levar" enquanto os problemas gritam na sua frente, é demais. Não entendo como tanta gente se conforma e se ajeita com as situações. Confesso que nem sempre é fácil tomar decisões. Aliás, tenho mania de me precipitar. É ansiedade dando as caras outra vez.


Mas voltando ao ponto, vejo pessoas tão inteligentes, que fazem contas, rascunham superprojetos, administram uma empresa, arrancam dentes, mas que não têm coragem de pedir desculpas cara-a-cara quando cometem alguma mancada, nem conseguem terminar um namoro já naufragado - que dirá casamento. Conformismo atrasa a vida, por isso não me venha com essa de "deixar o barco correr", e que até uva passa. Me deixa gritar e tentar resolver, porque ser chiliquenta também tem suas qualidades. ;)


2 comentários:

Anônimo disse...

Xiliquentaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!

PS: O ferro passa tb.

Guilherme disse...

Se a merda já tá feita, pra que ficar chilicando? Relaxa e goza.
Ansiedade é igual a preguiça, inimiga da perfeição.
O negócio é segurar a bola, observar o jogo e ver o momento certo de armar a jogada ou chutar para o gol. Ficar espanando a bola e chutando a torto e a direito pode resultar num contra-ataque fudido e virar o jogo contra. Conformismo não é o mesmo que tranquilidade.