sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Engole o choro


"Nathália, não me venha com essa cara de choro! Vai chorar agora, por quê? " Era isso que eu ouvia quando queria abrir o berreiro e não podia. Não podia porque estávamos na casa dos outros, não podia porque era feio, porque todo mundo ia ficar me olhando. "porque você já é grande, e chorar é coisa de criança" etc e tal.

O causo é que eu acho tudo isso um grande erro. Não entendo as mães que têm mania de ficar reprimindo o choro dos filhos achando que com isso os farão mais fortes e resistentes diante dos outros (Claro que existem os que choram por tuuuudo, mas não é essa a questão). Chorar é do ser humano, é mostrar que apesar de tudo, lá no fundo há algo que nos comove, mexe e trás à tona o que muitas vezes não conseguimos transformar em palavras.

Seja de alegria, tristeza, raiva, dor ou saudade não sinto que chorar seja uma humilhação e também não entendo porquê o choro se tornou algo que devemos evitar ao máximo, e nunca em hipótese alguma, fazer na frente dos outros. Não estou defendendo as manhas e chantagens emocionais. Falo do choro solto e livre que só faz aliviar. Também não quero parecer uma bobona que vive pelos cantos com um lencinho na mão. Mas guardar certas coisas, palavras e sentimentos nem sempre é válido. Conheço pessoas que quase não choram. Elas se acostumaram a engolir e resolver as pendências de uma forma racional e prática. Acham que chorar "não vai adiantar nada" ou que é "perda de tempo". Uns vão mais além e choram apenas debaixo do chuveiro pra que as lágrimas se confundam com a água e ninguém os ouça.


Sou suspeita para falar, mas admiro quem não tem vergonha de mostrar o que está sentindo e sinto pavor dos tontos que ficam reparando e não respeitam o choro alheio. Daí você acabou de terminar um namoro e segue andando pela rua. Depois de um quebra pau daqueles, nada melhor do que colocar tudo pra fora. E sempre tem os que ficam secando sem entender nada. Minha vontade é de perguntar o que estou fazendo de tão errado.


Era sempre assim na época da escola. Eu chorava por um motivo X e vinha a galera fazer uma roda em volta. Em seguida chegava uma tia e perguntava se eu tava passando mal. Coisa mais chata. E quando o pai exclamava: engole esse choro! Ahh, era demais pra mim. Chorava feito a chiquinha. Já chorei na faculdade, no bar, no trampo (não consegui segurar, mas nesse caso não é nada recomendado), na rua, no telefone. Se pra uns ele atrapalha, aqui ele ajuda e dá uma clareada nas idéias.

Chorar liberta e não faz mal a ninguém.

Nenhum comentário: