sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Maravilhoso e Inimaginável Mundo





Por favor, vamos combinar que essa vidinha fake de Facebook não tá com nada?
Lá ninguém é feio, ninguém fala o que na verdade pensa e sente, lá todo mundo está sempre impecável, na estica e nas baladas. Lá todo mundo só come do bom e do melhor (e do mais bonito), todo mundo malha muito, vai ao cinema, cantarola em inglês, ama-se demais pros lados de lá. Ninguém discute, ninguém briga, ninguém xinga, é um mundo muitíssissimo tom pastel e certinho. Piada maldosa, raiva, dor, racismo, preconceito, tristeza e defeitos são reprimidos ou inexistentes. Alguns até ensaiam uns mini textos, mas ninguém curte, nem compartilha, não fica na moda.

No maravilhoso mundo do Facebook, as mulheres são muito gostosas, donas de sí e autoconfiantes, onde carência não tem lugar. Os homens bombados, muito pegadores ou muito fiéis, ninguém pula cerca ou é cafajeste, isso lá é proibido. A voracidade com que alguns casais ficam, tiram fotos, e passam para “um relacionamento sério”, é sensacional. De um relacionamento sério, pra solteiro, então é um pulo! Muito prafrentex essa galera.

Ninguém lá diz a verdade sobre quando a balada é miada ou o evento é falido, querem mais é sorrir pras câmeras e mostrar que estavam firmes e fortes em mais uma fextinha, felizes com seus copos de energético nas mãos.

Ah! E como esquecer da literatura? Lá no Face (pros íntimos), o espaço para a literatura é super aberto! Todo mundo lê Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Fernando Veríssimo, Fernando Pessoa, Xico Chavier, Dalai Lama, até arquivos da Monja Coen, eles leem. São muito inteligentes esses facebookianos.
Imagine você que o asterisco (aka, jogo da velha (#))  agora está em alta!

Em relação à música o pessoal também é bastante antenado. Se curtirem um ritmo, é fulano que compartilha foto de instrumento, de show, de banda, compartilha letra de música, faz evento e sai marcando geral para comparecer. É cicrana que compartilha link de festa, foto de DJ, estrofe de canção favorita, quem sabe não consegue trazer mais convidados?

Lá eles também são bem intencionados (e já dizia o ditado que disso o inferno tá cheio). Compartilham fotos de crianças desaparecidas, cachorros perdidos, pessoas doentes e que precisam de ajuda, todos juntos numa união arrepiante!

Que as mídias sociais mudaram o jeito da sociedade se comunicar, é fato consumado, não há nem o que se discutir. Mas é uma pena que a mesma tecnologia que aumenta a velocidade e consumo da comunicação traga no mesmo pacote um padrão pasteurizado de vida feliz.

Ninguém é só bonzinho, bonito e usa batom e  a grande maioria prefere compartilhar foto do que de fato por a mão a massa e entrar no projeto de um trabalho voluntário.

Um brinde aos que conseguem mostrar realismo no facebook  e assumem que ter problemas, acordar sem maquiagem e ficar triste também compõem a vida. 

Enquanto você se esforça postando fotos e verbetes inteligentes, Mark Zuckerberg tá lá degustando um suco gelado na sua rede em frente ao mar.