quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Próxima parada: Aclimação


Descobri a Aclimação há pouco mais de quatro meses e curti de primeira. Já tinha ouvido falar no tal parque que leva o nome do bairro, mas sou fã fiel do Ibirapuera então descartei a possibilidade de me deslocar só para conhecer um novo parque (falha das grandes). Daí que comecei a trabalhar nas redondezas e assim como tantos outros, ela já está na lista dos lugares que gostaria de morar em Sampa.

A Aclimação é um bairro antigo. Suas ruas são largas, bem arborizadas e fáceis de guardar o nome. Topázio, Esmeralda, Saturno, Turmalina. Falando em jóias e planetas, até que não é difícil guardar um caminho. "Estou entre a Safira e a Jade", explica alguém falando ao celular.
Cortada pela extensa avenida da Aclimação, o que também faz o bairro ser atraente, é algo que caracteriza e muito, São Paulo. O bairro tem contraste. De um lado, antigas casas com escadarias, aqueles janelões bem largos e um pequeno jardim na frente (um charme). Do outro, altos edifícios com suas varandinhas enfileiradas, a quadra de esportes ao lado, e o hall de entrada com algum vaso de planta da moda. É a São Paulo antiga e planejada dos anos 60 em conflito com a desenfreada e caótica da década de 90 e do permanente boom imobiliário. Pouco contraste, né?

Vejo uma senhora subindo a rua com seu carrinho de feira e uma sombrinha em punho pra se proteger do sol quente. Vejo uma executiva se maquiando dentro do farol e depois sair em disparada com uma pressa bem paulistana. Vejo um japonês na sua Cherokee e um homem pedindo dinheiro na esquina. Contraste novamente.
Com pouco passos é possível comer um lanche no MC e tomar um café no elegante Franz. Mas se preferir procure os vários estabelecimentos de bairro, frequentados por quem realmente conhece a área e que não são divulgados aos demais. Deguste um doce na Esquina do Chocolate ou conheça a loja Feito a Mão.

Como em todos os bairros dessa cidade, há os apaixonados bairristas que colocam a Aclimação num pedestal. Outros moram alí, mas não gostam, dizem que falta segurança. E existem também os novatos do bairro que são tão ou mais apaixonados que os veteranos.
Farta de ruas íngremes e um parque central se achando o dono da cocada preta, a Aclimação se parece com Sampa. É agitada como um furacão para quem se contenta com pré julgamentos, e calma pros que conseguem ir mais a fundo e sabem apreciar as entranhas que um bairro e uma cidade têm.

Olha o contraste aí outra vez.



Um comentário:

Renato Sansão disse...

"...e calma pros que conseguem ir mais a fundo e sabem apreciar as entranhas que um bairro e uma cidade têm."

Rolou uma inspiração meio Malandrin aqui, hã?