quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A agridoce ansiedade


Aos ansiosos como eu que invadem os dias e os tornam gole d'água no deserto do Saara, vamos com calma! Como é difícil viver com essa tal de ansiedade. Ela inquieta, palpita, dispara o coração por nada, por motivo nenhum. Vivo ansiosa por “ois” no MSN, scraps e comentários de blog. Fico tensa só cogitar perder meu ônibus. Se vou viajar passo noites sem dormir planejando as festas e falas, vivencio momentos que ainda estão por vir. Penso no vestido de formatura, nos quilos a perder, na maquiagem e penteado. Falta quase nada, falta só um ano inteiro. A cabeça ta bombando, mas continuo presa na cadeira do fundão da classe rasbicando a agenda. Odeio chegar atrasada e quanto mais me apresso mais a tal imperfeição me ataca. Aliás, a pressa é melhor amiga da ansiedade. Ou seria inimiga?

Tenho um compromisso e me preocupo com o andar, com o cabelo, as mãos que soam e a voz que resiste em não sair. Ansiedade que atrapalha a vida e te sacode quando tudo parece calmo. Os trabalhos, as baladas, as relações, o choro, o ansioso vive tudo com peso triplo, é muito mais intenso. E quanto mais vontade pra ganhar a batalha, mais obstáculos surgem no caminho. Dizem que atrai. Vejo gente que vive e não se abala com quase nada. É sorriso no rosto e bolo de chocolate na pança. Aqui é diferente, quanto mais ansiedade menos fome.

Sem contar quando eles gostam de alguém. Ansiedade bate recorde e o coração parece que não vai agüentar. O amor invade, o namoro flui e chegam as noites mal-dormidas, a busca por interpretar o que às vezes não quer dizer nada, perda de tempo com bobeiras e a fome louca por sentimentos que nunca foram habitados. E o telefone que não toca? Motivo mor pra andanças de um lado pro outro, pernas balançando sem parar e um pessimismo que de vez em quando curte dá o ar de sua graça.

Anseio por dias diferentes, caminhos novos que dão no mesmo lugar, vivo andando, vivo de gesticular. Meu reino por um restaurante novo pra comer, perco o sono às 03h15 da madruga, quero isso quero aquilo, quero tudo pra já! Tentei mudar e não consegui. Agora imagine uma pessoa assim, transbordando sentimentos desvairados, vivendo em uma pacata cidade do interior de Cuiabá ou talvez em uma chácara isolada lá de Passo Fundo. Entendem por que não me vejo fora de São Paulo?

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu entendo perfeitamente pq vc não sai dessa cidade "ansiosa"...pq eu tb não troco Sampa..porque ver as pessoas correndo..apressadas olhando para o relógio dá a sensação que estão todos ansiosos...ou seja...compartilhando do mesmo sentimento que o nosso..e isso já me tranquiliza..saber que não são só as minhas unhas roidas...não é só meu coração que acelera até o máximo e eu acho q vou morrer...e nem que passo noites em claro pensando no que ainda vai acontecer durante o dia...

beijos ansiosos Catarina
s2

Ps: Faann nambêr uane!

Renato Sansão disse...

Cara, sou tão ansioso que dou descarga antes de terminar de mijar.

Quanto a SP... eu até troco, hein?