quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sobre a fobia


Sempre tem um professor que enche o saco e adora seminário. "Porque vocês são jornalistas, não podem ter medo de falar em público", argumentam eles. Na verdade todo mundo precisa falar em público, já que a comunicação é essencial para a vida humana.

A frase acima fica linda quando escrita, mas na prática não é bem assim. A começar quando nas primeiras aulas ele logo adianta que vamos fazer alguns seminários. Começa a taquicardia. Enfim, quando chega o dia da porra da apresentação, por mais que você tenha estudado e domine a matéria, dá um branco voraaz. Você começa a pensar que a menina que te odeia e o amigo palhaço do fundo da classe vão adorar se lhe faltarem as palavras. As mãos começam a suar, o prof° tá esperando e o seu grupo te olha com cara de: E aí minha filha, é pra hoje?

Não sei porque diabos é tão difícil falar em público. Eu pelo menos fico hiper gaga, um pensamento atrapalha o outro e só percebo as testas alheias franzindo na minha frente, tipo não entendendo nada.

Uma vez, na missa de catecísmo, tive que ler aqueles textos da folhinha, sabe?
A igreja tava bombando de tiozinho, meus pais estavam sentados sorrindo e orgulhosos, e a minhas pernas, bambas. A querida professora disse que eu era extrovertida e ia me sair bem. Ser extrovertida é uma coisa, ler na missa é outra!! Pois bem, lá se foi Katharine. Engasguei no meio do textículo, claro. Depois todo mundo veio dizer que fui bem etc. só pra me consolar.

Sei lá, cada louco com a sua mania e doido com seu problema. O meu sem dúvida é falar em público. Esse ano (ainda!) não fui sorteada pra ir falar lá na frente. Uma amiga - ótima nessas coisas - se expressa perfeitamente, e eu chego até a ter um pingo de inveja por não conseguir. Talvez o medo não seja só meu. Já ouvi dona Fátima Bernardes afirmar que toda vez sente um frio na barriga. Aí chega na hora e ela mata a pau, filha da mãe!

Será ansiedade? Frescurite aguda? Fobia por palcos, palanques e afins? O que eu realmente sei é que esse argumento de "jornalista ter que saber falar em público" não é muito válido nem me agrada muito. E quem quiser ser jornalista e for mudo, como faz?

4 comentários:

Mayra Raizi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mayra Raizi disse...

odeio falar em público... não existe nada mais desagradável neste mundo do que saber que um número X de pessoas está te olhando e a maioria torcendo pra vc engasgar!

não aos seminários!

Anônimo disse...

Pode cre é mt ruim velho!
Até chorei uma vez =/
rsrs dahora...flw

Fogo no Briôco disse...

Falar em público????
1 dia, quem sabe... 1 dia!