sábado, 12 de julho de 2008

Gênio. Amor platônico.


E hoje fez aquela noite em que nada é mais aconchegante do que nossa própria casa. Mil pensamentos sobre o que fazer, até chegar à conclusão de que o melhor a ser feito é ver a vida passar. Eu tinha como ir pro ibira e ficar observando o lago, tomar cerveja na Vila não seria má idéia, casa da vó com o pai? Nadica. Preferi a fase Álvaro de Campos e não deixei de pensar no FT. Isso é bem chato e triste. Parece que a gente fica pagando de amiga só pq ele se foi. Há uma frase de Machado de Assis: "basta morrer pra virar santinho". Fernandão com certeza a conhece e sabe bem o que quer dizer.


Sabe, é esse sentimento de impontência e certeza de que nunca mais vai ver a pessoa, que torna o pensamento tão latejante. Há textos, e livros que eu preciso esperar o momento certo pra começar a ler ou escrever. Como se faltassem as palavras e o fôlego pra encarar tudo de frente. Quantas vezes eu ensaiei ir lá na frente e lhe dizer que eu era fã; que esperava todas as sextas só pra ver sua aula. Contar que comprei o pacote de livros pra fuvest só por amar as aulas especiais, mesmo sabendo que não iria pra segunda fase.


Até que finalmente esse ano lá se vai eu, com as mãos suando, dizer pelo menos um pouquinho do sentimento por ele. Recebi dois beijinhos e puder ver bem de perto a testa suada do gordão. Talvez eu ainda rascunhe esse texto milhões de vezes até conseguir deveras trasmitir com fidelidade o que eu sinto.


Existem pessoas que marcam nossa vida pelo simples fato de existir. Se tratando de literatura, ele foi o mais perfeito e é por isso que rasgo de elogios aos quatro cantos de mundo.


"As pessoas não morrem, ficam encantadas", já dizia Guimarães Rosa. Eu realmente fui muito sortuda de ter tido aula com o FT. Através dele aprendi coisas pro resto da vida. Tantas frases, humor sarcástico. Ainda vou estudar o Rosa, e como você, sair por aí contando causos e histórinhas que só os bons (como vc denominava os alunos de humanas) tiveram o dom de aprender. Amo você prof! quem sabe vc não está lendo esse texto e achando tudo uma bosta? Mal educado! eterno.

Um comentário:

Guilherme Silva disse...

Em uma sexta-feira do começo de 2004 tive a oportunidade de conhecer um gorducho, de barba, com as calças apertando-lhe os fundilhos, que logo cumprimentou eu e mais os cento e poucos presentes na sala de aula com um "Bom dia, mal educados". A primeira vista achei este bonachão um tanto prepotente e arrogante, mas a antipatia que tive por ele não durou mais que uma semana. A cada aula eu ia me identificando com o que ele falava. Me divertia com suas brincadeiras e com seu modo de lecionar. Durante dois anos, tive o privilégio de conviver semanalmente com o mestre Fernando Teixeira. Certas coisas que ele dizia e ensinava, vou levar para o resto da vida. Em alguns momentos o vejo como um guru. Sua perda foi significativa não só pelo grande professor que foi, mas também pela pessoa alegre e humilde com seus "biltres e energumenos" alunos. As vezes sinto que algo (alguém) está faltando, pois em alguma situação, lembro de citações do FT. Espero que a uma hora dessas ele esteja tomando seu whisky, fumando seus cigarros junto com Tom, Elis, Janis...