Se baiano fala devagar e dorme na rede, carioca anda pelo calçadão como se estivesse desfilando, e mineiro tem tempo para tomar o café da tarde com pedaço de queijo, digo que nós paulistas temos sede de pressa, velocidade. Parece que não estamos pra brincadeira. É fácil reparar que já nos acostumados com a correria do dia-a-dia. Você percebe que tem muita pressa quando olha no relógio às 5h40 e percebe que (jáááá) está atrasado.Ou então não pára de olhar para o relógio indo de uma estação para outra.
Andar devagarinho por avenidas no horário de almoço é pedir pra levar um xingo! Quer mais? Já reparou que subimos escada-rolante? Isso mesmo, já virou hábito andar em uma escada que... anda!! É ou não é a síndrome do coelho da Alice no País das Maravilhas? Comer na megalópode então é furada. É engolir algo o quanto antes sem ao menos degustar seja lá a substância que você escolheu para os seus 15/20 min de uma pausa rápida que podemos chamar de horário de almoço. E ainda vale lembrar, chegue com antecedência pois dependendo de sua localidade, os restaurantes estarão lotados conseguir uma mesa é como ganhar na loteria.
Exagero? não! Como diria um professor de literatura, tenho que vender meu peixe, e pressa é o tema desse texto.
Talvez o motivo de tanta correria seja porque temos muito o que fazer durante o dia e viver nun com 24 horas seja pouco demais. Até nos finais de semana, tamanha mania, andar nos shoppings dando uma olhadela rápida nas vitrines porque ao sair dali muitas coisas nos esperam. O paulista precisa aprender a tirar alguns minutinhos para ficar de bobeira com as pernas pra cima sem fazer nada. Sem ler, sem ver tv, sem falar nem pensar, sem fazer absolutamente nada. Uma vez, uma editora disse com grande ênfase: "Vou chegar em casa e colocar as pernas pra cima e não saio dali por nada". Quer coisa melhor do que depois de um dia cheio de fumaça, ter um pouco de paz e sossego?
Seria bom se não fosse sonho. Não dá, a cabeça tá a mil e hoje ainda é segunda-feira, tô com o pensamento na primeira semana de maio. Porém, não tenho vergonha de assumir que sou ansiosa, apressada e odeio pessoas lerdas, sai da frente!! Time is money e eu sou assim, Paulista.
2 comentários:
Vc acha que um típico paulistano vai parar pra ler este texto gigante? Como vc mesma disse, time is money!
essa pressa é o principal motivo do cansaço que eu estou de SP...vou sair dessa cidade (se possível do Estado) o mais rápido possível!!!! Isso não quer dizer que eu não goste daqui, xará!!! hahaha... não fica brava!!!
bjo
Postar um comentário