terça-feira, 2 de junho de 2009

As Vilas da cidade

insira aqui o bairro de sua preferência

Vila vi.la sf (lat vila) 1 Povoação de maior importância e graduação que a aldeia e menor que a cidade. 2 Os habitantes dessa povoação. 3 Casa de campo, de construção mais ou menos elegante, própria para recreio. 4 Casa de habitação com jardim, dentro da cidade. 5 Conjunto de casas pequenas, geralmente iguais, dispostas ao longo de um corredor ou à roda de uma área que comunica com a rua.

Depois da tradicional Mariana, da querida Madalena e da indigesta Olímpia, São Paulo foi invadida pelos bairros que aderiram à moda “Vila”. Basta o lugar ser bonitinho com praças e árvores, canteiros, prédios novos e aquele ar publicitário de “venha morar com a gente!” pra colocarem o nome de vila num sei o quê. E dá-lhe nego lançando as padarias da vila, quitandas da vila, botecos da vila e uma infinidade de estabelecimentos rústicos, mas com preços salgados demais para simples moradores de aldeias.

Se antigamente era feio dizer que morava numa vila, agora é cool e objeto de desejo.
Na zona oeste as novas rainhas da cocada preta são a Vila São Francisco e a Vila Leopoldina. A primeira era habituada por moradores de classe media do Jaguaré. Nada demais. A segunda também não era muito simpática levando em consideração a proximidade que tem com o Ceasa e concorrência com os bairros Sumaré e Alto da Lapa.

Porém, com a chegada de novos prédios e urbanização que ambas tiveram, as Vilas se transformaram.
As modestas casas deram lugar ao Franz Café, Academia Runner e como não poderia faltar, Bar Caldeirão da Vila. Já na Leopoldina, com a instalação da balada de maurícios Pacha nas redondezas, parece que a cidade inteira descobriu o bairro, mais um motivo pro boom da Vila.

E assim segue a vida. Com a moda de ser retrô, rústico e ecologicamente correto dando as caras, mais Vilas devem surgir por aí. Parece que a correria, o cinza e o pit stop voraz da cidade serão substituídos por uma imensa paisagem verde com pessoas caminhando ao redor dos armazéns. Será que SP vira vila?


Um comentário:

Carlos Mercuri disse...

Sabe que isso dá uma bela pauta?