domingo, 23 de março de 2008

Sobre a análise

Falar que amo essa cidade é praticamente dizer 'saúde' quando alguém espirra, Feliz Natal no Natal ou felicidades no dia do aniversário. Já virou um hábito. Simpatizo tanto que penso até em estudar urbanismo, mas ai me vem à cabeça que números farão parte do estudo e acabo por abandonar a idéia.

Me pergunto pelo menos três vezes por semana 'por quê as pessoas gostam tanto dessa cidade?, o que é que Paulista tem?. Rascunho textos e perco o foco no meio do caminho, porém, esses dias ouvi duas frases ótemas que fazem uma diferença grande e podem ajudar a responder a velha charada. Conversando com um amigo que é apaixonado pelo Sul, perguntei se lá faz muito frio e a resposta foi: "Lá o clima é muito definido, quando é frio é friiiio e no calor é realmente muito quente. Não é igual aqui. Agora, por exemplo, o céu está azul, límpido, mas amanhã não é certo que vai fazer sol. São Paulo é uma incerteza."

Um estalo! É isso. São Paulo é uma perfeita incerteza, viver nesse chão é não saber se deve-se levar o guarda-chuva, se haverá metrô, se a Bandeirantes e a Marginal Tietê estarão com aqueele trânsito, se o Extra vai ter oferta ou se Sílvio Santos já decidiu se deixa ou não o programa de Galisteu no ar. Apesar de a rotina fazer parte de qualquer vida, parece que viver em metrópole é ter uma incognita a mais, talvez essa característica sublime e indefinida é que deixe a cidade da garoa com esse gosto de desconhecido e esse cheiro de cinza. Aliás já repararam no cheiro de metrô?, Delicioso.

Outra afirmação muito válida veio da tia de uma amiga que mora em Curitiba e disse que o povo de lá não é amigável. Pelo contrário, eles imitam os europeus, vivem em verdadeiras panelas e não fazem amizade com quem vem de outra cidade. Se comparar com Sampa, aqui fazemos amigos no ponto de ônibus. O cobrador já sabe das novidades e o happy hour de sexta-feira é como coração de mãe: sempre cabe mais um.

Juntando as respostas, São Paulo é convidativa, animada e misteriosa. Cada dia é um novo dia. Mesmo que tenhamos que cumprir horários e tarefas, um nunca é igual ao outro.

Há muitos outros fatores que tornam essa cidade apaixonante e incomparável. Penso e repenso nos motivos, quem sabe um dia consiga findar a análise. Amo essa loucura, São Paulo locomotiva do Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Há controvérsias (e não são poucas). Mas gostei das suas palavras, Kathy girl.

VIVA SÃO PAULO!!!
(só por um segundo.)

Anônimo disse...

Ná, nem sou tão fã de SP, mas deu até pra me convencer um poquinho...hahahaha

Silvio Santos é o cara (vc podia fazer um post só dele, né? - dele e da Hebe que vc adora!)

Bjos